Política de Privacidade

Última atualização: 16 de junho de 2025

1. Introdução

A Política de Privacidade descreve como a IAM LAB RESIDÊNCIA DE STARTUPS LTDA., CNPJ 41.458.256/0001-24, coleta, utiliza, compartilha, armazena e protege os dados pessoais dos usuários dos serviços Alerta de Editais e Funil de Editais, assegurando conformidade com a Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD) e outras normas aplicáveis.

2. Alguns conceitos que você precisa entender antes de começarmos

Consentimento:

Manifestação livre, informada e inequívoca pela qual o titular concorda com o tratamento de seus dados pessoais para finalidades específicas.

Controlador:

Pessoa física ou jurídica, de direito público ou privado, a quem competem as decisões referentes ao tratamento de dados pessoais. Neste caso, a IAM LAB RESIDÊNCIA DE STARTUPS LTDA., que oferece os serviços do Alerta de Editais e Funil de Editais.

Conteúdo:

Informações relevantes tais como editais e oportunidades a serem enviados para os usuários. As informações utilizadas para criar os conteúdos provém de sites de órgãos públicos e empresas privadas, instituições de fomento e outras referências.

Dado ou Informação Pessoal:

Qualquer informação relacionada a uma pessoa física identificada ou identificável, como nome, e-mail, número de WhatsApp e outras informações profissionais.

Exclusão:

Eliminação ou descarte de dados ou de conjunto de dados armazenados, seja qual for o método usado para isso.

Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD):

Lei nº 13.709/2018, que regula o tratamento de dados pessoais no Brasil, protegendo os direitos de privacidade das pessoas físicas.

Operador:

Pessoa física ou jurídica, de direito público ou privado, que realiza o tratamento de dados pessoais em nome do controlador.

Titular:

Pessoa física a quem os dados pessoais se referem, ou seja, você, usuário do serviço.

Transferência Internacional de Dados:

Transferência de dados pessoais para país estrangeiro ou organismo internacional do qual o país seja membro, exemplo: União Europeia.

Tratamento:

Qualquer operação realizada com dados pessoais, como coleta, armazenamento, uso, compartilhamento e exclusão.

Uso Compartilhado de Dados:

Comunicação, difusão, transferência internacional, interconexão de dados pessoais ou tratamento compartilhado de bancos de dados pessoais por órgãos e entidades públicos e/ou privados, parceiros, operadores e controladores, no cumprimento de suas competências, para viabilizar a execução dos serviços, cumprir obrigações legais, regulatórias, contratuais ou para proteger direitos dos titulares ou da empresa.

3. Quais dados coletamos sobre você?

Nós coletamos dados pessoais que você nos fornece voluntariamente quando você efetua seu cadastro para usufruir dos nossos serviços.

Cadastro

O que coletamos e para que coletamos?

Nome, E-mail, Número de WhatsApp

  1. Identificar e autenticar o usuário cadastrado;
  2. Enviar informações sobre editais de fomento, programas de inovação aberta e outras oportunidades;
  3. Promover seu contato conosco e gerenciar suas dúvidas e solicitações;
  4. Personalizar os alertas com base nas preferências do usuário, quando fornecidas;
  5. Melhorar continuamente a experiência e a relevância dos serviços prestados;
  6. Cumprir com as obrigações decorrentes dos nossos serviços, inclusive para atendimento de disposições legais e exigências regulatórias.

Website, Perfil do LinkedIn

  1. Comprovar a relação do usuário com uma startup, empresa ou projeto de pesquisa (aplicável somente em alguns planos de assinatura).

Informações de cobrança

  1. Cumprir com as obrigações decorrentes dos nossos serviços, inclusive para atendimento de disposições legais e exigências regulatórias;
  2. Prevenir fraudes e garantir a segurança de suas operações;
  3. Executar cobranças em nome do serviço.

Outros dados e finalidades

Podemos também solicitar informações adicionais, no momento do cadastro ou posteriormente, dados sobre sua organização, empresa ou startup, e preferências específicas, por meio de interações via WhatsApp ou questionários, incluindo pesquisas de interesse e formulários de feedback. As informações adicionais podem ser utilizadas para aprimorar a personalização do serviço. O fornecimento dessas informações adicionais muitas vezes são opcionais, mas existem situações que o fornecimento é obrigatório para a continuidade do serviço e o não fornecimento poderá causar interrupção ou suspensão do serviço.

Nós também podemos utilizar seus dados para ofertas de serviços e produtos relacionados que podem ser interessantes para você. É possível solicitar o cancelamento do recebimento de comunicações de marketing, a qualquer momento, pelo mesmo canal que a oferta foi enviada.

A coleta e o tratamento de dados são realizados sempre em conformidade com a legislação aplicável, assegurando a privacidade e o controle do usuário sobre suas informações. O serviço não coleta dados sensíveis, tais como origem racial, convicções religiosas ou dados biométricos, conforme definido pela LGPD, exceto se forem explicitamente solicitados e consentidos.

4. Base legal de tratamento

A coleta e o uso de dados obrigatórios e opcionais garantem a oferta dos serviços de forma mais completa. Caso o usuário não forneça as informações opcionais, receberá o conteúdo com menos personalizações.

5. Onde seus dados ficam guardados e por quanto tempo

Seus dados pessoais são armazenados em servidores na nuvem contratados junto a parceiros que prezam pela segurança e conformidade legal. Atualmente, utilizamos os seguintes serviços para armazenamento principal:

Airtable

A Airtable é a principal provedora de armazenamento de dados utilizada em nossos serviços, hospedado na Amazon Web Services (AWS), com data centers na União Europeia (Frankfurt, Alemanha) e backups em diferentes zonas de disponibilidade, incluindo Irlanda.

Seus dados permanecem armazenados pelo tempo necessário para cumprir as finalidades declaradas nesta política, ou enquanto durar o seu relacionamento conosco. Após o término da utilização dos serviços, alguns dados poderão ser mantidos para exercício regular de direitos, cumprimento de obrigações legais e regulatórias, ou defesa em processos judiciais e administrativos, respeitando os prazos legais aplicáveis.

Você pode solicitar a exclusão antecipada de seus dados pessoais, salvo hipóteses legais de retenção obrigatória.

6. Compartilhamento de Dados com Terceiros

Para viabilizar a prestação, melhoria e manutenção dos nossos serviços, seus dados pessoais podem ser compartilhados com os seguintes terceiros e parceiros tecnológicos:

Asaas

Utilizado para gestão financeira e emissão de cobranças em alguns planos pagos, tratando dados pessoais e financeiros para execução das transações, prevenção de fraudes e obrigações legais.

Google Analytics e Hotjar

Ferramentas para análise de comportamento e navegação dos usuários em nosso website e plataforma. Esses dados são tratados, sempre que possível, de forma anonimizada ou pseudonimizada, visando aprimorar a experiência dos usuários e a qualidade dos serviços.

Meta

Dados de WhatsApp são compartilhados para envio de mensagens via WhatsApp Business API.

Softr

Utilizado como construtor de websites, podendo processar dados temporariamente durante o uso da plataforma.

Stripe

Processa e gerencia pagamentos para alguns planos pagos. Pode atuar como controladora isolada para finalidades próprias ou como operadora, conforme o fluxo da transação.

O compartilhamento também pode ocorrer:

  • Para cumprimento de obrigações legais ou regulatórias, inclusive mediante ordem judicial ou requisição de autoridades competentes;
  • Para proteção dos direitos do serviço, dos usuários ou da empresa;
  • Para execução de integrações e funcionalidades adicionais, sempre observando as políticas de privacidade dos parceiros.

Ao utilizar nossos serviços, você reconhece que o compartilhamento de dados com terceiros poderá ser necessário para o pleno funcionamento da plataforma, estando tais parceiros sujeitos à legislação aplicável e a padrões elevados de segurança e privacidade.

7. Como protegemos suas informações

Adotamos medidas técnicas e organizacionais apropriadas para proteger os dados pessoais coletados contra acesso não autorizado, uso indevido, alteração, divulgação ou destruição. Entre as medidas adotadas estão a criptografia dos dados, controles de acesso restrito, monitoramento contínuo dos sistemas, políticas internas de segurança da informação e treinamento de colaboradores.

Apesar de nossos esforços, nenhum método de transmissão ou armazenamento de dados pela internet é totalmente seguro. Por isso, não podemos garantir a segurança absoluta das informações pessoais fornecidas pelos usuários. Em caso de incidente de segurança que possa acarretar risco ou dano relevante aos titulares, você será informado nos termos da legislação aplicável.

Nossos parceiros e operadores também são escolhidos levando em consideração seus padrões de segurança da informação, buscando garantir um nível de proteção igual ou superior ao exigido pela legislação vigente.

8. Os seus direitos enquanto titular de dados

De acordo com a LGPD, você tem os seguintes direitos em relação aos seus dados pessoais:

  • confirmação da existência de tratamento;
  • acesso aos dados;
  • correção de dados incompletos, inexatos ou desatualizados;
  • anonimização, bloqueio ou eliminação de dados desnecessários, excessivos ou tratados em desconformidade com a LGPD;
  • portabilidade dos dados a outro fornecedor de serviço ou produto, mediante requisição expressa, de acordo com a regulamentação da autoridade nacional, observados os segredos comercial e industrial;
  • eliminação dos dados pessoais tratados com o consentimento do titular;
  • informação das entidades públicas e privadas com as quais o controlador realizou uso compartilhado de dados;
  • informação sobre a possibilidade de não fornecer consentimento e sobre as consequências da negativa;
  • peticionamento em relação aos seus dados contra o controlador perante a autoridade nacional;
  • oposição ao tratamento realizado com fundamento em uma das hipóteses de dispensa de consentimento, em caso de descumprimento ao disposto na LGPD;
  • revisão de decisões tomadas unicamente com base em tratamento automatizado de dados pessoais que afetem seus interesses, incluídas as decisões destinadas a definir o seu perfil pessoal, profissional, de consumo e de crédito ou os aspectos de sua personalidade.

Entre em contato conosco através do e-mail privacidade@alertaeditais.com.br se desejar fazer uma solicitação ou, ainda, pelo WhatsApp (11) 93619-4532.

9. Menores de idade

Nossos serviços não se destinam a menores de idade e não coletamos intencionalmente informações pessoais de indivíduos menores de 18 anos. Se você souber que seu filho nos enviou informações pessoais sem seu consentimento, por favor, entre em contato conosco através do e-mail privacidade@alertaeditais.com.br. Se soubermos que crianças ou adolescentes estão utilizando nossos serviços, tomaremos as medidas necessárias para que as informações e as contas sejam encerradas.

10. Como atualizamos esta política de privacidade?

Esta Política de Privacidade pode ser revisada e alterada periodicamente para refletir melhorias nos serviços ou mudanças na legislação.

As atualizações serão comunicadas pelo e-mail e/ou número de WhatsApp cadastrados. A continuidade do uso dos serviços após a entrada em vigor da nova versão será considerada como aceitação dos novos termos da política.